Site de divulgação matemática   -   Explicações    -   Vídeos
Matemática online
Sou professor com formação académica na área da M atemática. - Mestre em Matemática - Especialização em Matemática para o Ensino. - Licenciado em Matemática - Ramo de Formação Educacional Já tive oportunidade de dar aulas no ensino público e privado e desde que me formei que comecei a trabalhar também ao nível das explicações nos vários níveis de ensino, desde o ensino básico até ao ensino superior. Ao longo dos anos tenho verificado que a disciplina de matemática tem sido colocada de parte por muitos alunos, esta é uma realidade que se tem verificado ao longo dos anos e onde os esforços que têm sido feitos parecem, nem sempre, surtir o efeito mais desejado. Criar gosto por esta área disciplinar é incutir métodos de trabalho e autonomia, é criar o gosto pelo desafio, é desafiar as dificuldades, criando percursos bem definidos e coerentes na resolução de problemas. As causas do insucesso escolar podem ser analisadas por diferentes perspetivas. Na verdade, existem diferentes opiniões explicativas do insucesso dos alunos nesta disciplina, e neste sentido urge como fundamental encontrar alternativas e propor medidas que visem o sucesso dos alunos, sendo que será muito mais produtivo se os pais, alunos e professores puderem estar em total acordo. Em primeiro lugar, tornar-se essencial retirar o estigma de que a matemática é uma área de difícil compreensão e que exige um esforço que só alguns poderão atingir. Sem dúvida, que ajudar os alunos a acreditar que são capazes, vai aliviar a pressão e certamente deixá-los muito mais dispostos a aprender e a disfrutar desta ciência exata. Os alunos são os elementos a quem são transmitidos os conhecimentos e, como tal, colocar-lhes uma culpa por não conseguirem os resultados desejados não será em nada produtivo; é necessário que os professores e pais possam criar um ambiente harmonioso, onde possam ser transmitidos os melhores valores académicos, onde realmente os estudantes se sintam motivados e conscientes da importância e aplicabilidade da matemática. Evidentemente, que aos professores lhes é incumbido a árdua tarefa de desenvolver um trabalho estruturado, onde a principal preocupação será motivar o aluno para que este consiga adquirir conhecimento. No entanto, o professor deverá sempre procurar abordar os diferentes conteúdos com um conhecimento prévio do que já lhe foi ensinado, com a consciência do percurso académico do aluno até então e das suas reais necessidades. Uma vez que se verifica que a mudança de professores e consequentemente a forma de abordar os conceitos é variável, consoante o professor em questão, surge como prioritária a necessidade de ensinar o aluno a pensar, de ensinar a abordar as dificuldades, desenvolvendo um raciocínio sólido e organizado, preparado para dar resposta a novas situações e aprendizagens. Matemática on-line é um projeto que surge no sentido de dar um novo rumo à área das explicações de matemática, onde o principal objetivo é oferecer um serviço de excelência aos alunos do ensino básico, ensino secundário e ensino superior. O projeto incide em duas linhas de ação, explicações presenciais e explicações on-line, onde o sucesso escolar recai em: Ensino de qualidade Onde o apoio será dado por um professor altamente qualificado, com motivação e empenho no trabalho que desenvolver. Além disso, será também um professor experiente e conhecedor das dificuldades dos alunos, com um discurso adequado e correto. Diversidade A possibilidade de os alunos optarem por explicações presenciais ou on-line é, com toda a certeza, uma mais-valia e também uma possibilidade de acesso a todos os alunos. Os alunos poderão esclarecer as suas dúvidas nas sessões presenciais e beneficiarão também um total apoio on-line, sentindo-se sempre apoiados em todos os momentos do seu estudo. Inovação O recurso às tecnologias é hoje uma realidade que deve ser verdadeiramente implementada no processo de ensino-aprendizagem, onde o uso de softwares apropriados irá conferir uma aprendizagem mais rápida e sólida, proporcionando uma nova perspetiva da aplicabilidade da matemática.
contactos
Prof. Nuno Rosário - Licenciado em Matemática - Ramo de Formação Educacional - Mestre em Matemática, especialização em Matemática para o Ensino - 12 anos de experiência em explicações e-mail: geral@matematicaonline.pt Tlm: (+351) 96 54 76 488 (+351) 96 57 83 458
@2017 por Nuno Rosário
Contacto 965476488 geral@matematicaonline.pt
Início Início Sobre Sobre