Sou professor com formação académica na área da M
atemática.
- Mestre em Matemática - Especialização em Matemática para o Ensino.
- Licenciado em Matemática - Ramo de Formação Educacional
Já tive oportunidade de dar aulas no ensino público e privado e desde
que me formei que comecei a trabalhar também ao nível das
explicações nos vários níveis de ensino, desde o ensino básico até ao
ensino superior.
Ao longo dos anos tenho verificado que a disciplina de matemática tem
sido colocada de parte por muitos alunos, esta é uma realidade que se
tem verificado ao longo dos anos e onde os esforços que têm sido feitos
parecem, nem sempre, surtir o efeito mais desejado. Criar gosto por
esta área disciplinar é incutir métodos de trabalho e autonomia, é criar o
gosto pelo desafio, é desafiar as dificuldades, criando percursos bem
definidos e coerentes na resolução de problemas.
As causas do insucesso escolar podem ser analisadas por diferentes perspetivas.
Na verdade, existem diferentes opiniões explicativas do insucesso dos alunos nesta disciplina, e neste
sentido urge como fundamental encontrar alternativas e propor medidas que visem o sucesso dos alunos,
sendo que será muito mais produtivo se os pais, alunos e professores puderem estar em total acordo.
Em primeiro lugar, tornar-se essencial retirar o estigma de que a matemática é uma área de difícil
compreensão e que exige um esforço que só alguns poderão atingir. Sem dúvida, que ajudar os alunos a
acreditar que são capazes, vai aliviar a pressão e certamente deixá-los muito mais dispostos a aprender e
a disfrutar desta ciência exata.
Os alunos são os elementos a quem são transmitidos os conhecimentos e, como tal, colocar-lhes uma
culpa por não conseguirem os resultados desejados não será em nada produtivo; é necessário que os
professores e pais possam criar um ambiente harmonioso, onde possam ser transmitidos os melhores
valores académicos, onde realmente os estudantes se sintam motivados e conscientes da importância e
aplicabilidade da matemática.
Evidentemente, que aos professores lhes é incumbido a árdua tarefa de desenvolver um trabalho
estruturado, onde a principal preocupação será motivar o aluno para que este consiga adquirir
conhecimento. No entanto, o professor deverá sempre procurar abordar os diferentes conteúdos com um
conhecimento prévio do que já lhe foi ensinado, com a consciência do percurso académico do aluno até
então e das suas reais necessidades.
Uma vez que se verifica que a mudança de professores e consequentemente a forma de abordar os
conceitos é variável, consoante o professor em questão, surge como prioritária a necessidade de ensinar
o aluno a pensar, de ensinar a abordar as dificuldades, desenvolvendo um raciocínio sólido e organizado,
preparado para dar resposta a novas situações e aprendizagens.
Matemática on-line é um projeto que surge no sentido de dar um novo rumo à área das explicações de
matemática, onde o principal objetivo é oferecer um serviço de excelência aos alunos do ensino básico,
ensino secundário e ensino superior.
O projeto incide em duas linhas de ação, explicações presenciais e explicações on-line, onde o sucesso
escolar recai em:
•
Ensino de qualidade
Onde o apoio será dado por um professor altamente qualificado, com motivação e empenho no
trabalho que desenvolver. Além disso, será também um professor experiente e conhecedor das
dificuldades dos alunos, com um discurso adequado e correto.
•
Diversidade
A possibilidade de os alunos optarem por explicações presenciais ou on-line é, com toda a certeza,
uma mais-valia e também uma possibilidade de acesso a todos os alunos. Os alunos poderão
esclarecer as suas dúvidas nas sessões presenciais e beneficiarão também um total apoio on-line,
sentindo-se sempre apoiados em todos os momentos do seu estudo.
•
Inovação
O recurso às tecnologias é hoje uma realidade que deve ser verdadeiramente implementada no
processo de ensino-aprendizagem, onde o uso de softwares apropriados irá conferir uma
aprendizagem mais rápida e sólida, proporcionando uma nova perspetiva da aplicabilidade da
matemática.
contactos
Prof. Nuno Rosário
- Licenciado em Matemática - Ramo de Formação Educacional
- Mestre em Matemática, especialização em Matemática para o Ensino
- 15 anos de experiência em explicações
e-mail:
geral@matematicaonline.pt
Tlm:
(+351) 96 54 76 488
Sobre
@2020 por Nuno Rosário
Contactos
965476488
geral@matematicaonline.pt